quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Blog Action Day - Dia de ação


"A pobreza do saber,
Fere a dignidade
Leva a desigualdade
Não nos deixa entender
Nega-nos o conhecer
Que conduz a redenção
E revela com clareza
Qua a arma contra a pobreza
É sempre a educação".

Ioneide Reis - Recanto das Letras, 16/9/2008

Vivemos num mundo onde o "ter" é mais importante do que "ser"...

Educar, como diz o educador uruguaio Luiz Perez Aguirre, é modificar as atitudes e as condutas. É atingir os corações, os estilos de vida, as convicções.
Portanto, para transformar a realidade é necessário trabalhar o cotidiano em toda a sua complexidade, ou podemos dizer é nos trabalhar para que mais do que conhecer e ter simples conteúdo intelectual é assimilar os ensinamentos e transmiti-los como nossa postura e exemplo de seres inseridos na sociedade, inseridos no mundo.
Educar-nos deve ser um estado de espírito o qual deve permear todas as nossas atitudes no dia-a-dia.
Assim, seremos cidadãos exercendo nossos direitos e deveres !!! Todos, devem observar o cumprimento de seus deveres e fazer respeitar, igualmente, os seus direitos.
É daí que advém o conceito de cidadania , que vem a ser justamente essa relação de respeito com o meio em que se vive e com as outras pessoas que dele fazem parte.
Em síntese, ser cidadão importa em ter direitos e deveres, exigindo aqueles e cumprindo estes. No momento em que, dentro de uma sociedade humana, as pessoas adquirem essa consciência de cidadania, elas começam a ser os atores principais no processo da conquista de seus direitos, agindo, em conseqüência, como vetores determinantes da eliminação de tudo o que possa contribuir para a continuidade de qualquer estrutura de exclusão social.
Mas, para que isso possa acontecer, torna-se indispensável que cada um de nós esteja inteiramente disposto a participar da vida em comunidade, agindo não apenas em benefício próprio, mas procurando atuar objetivando o bem-estar de todos.
E, esse processo de transformação começa em cada um...

2 comentários:

Renata Dutra disse...

ADOREI esse blog!!!!

Ficarei aguardando vc no meu blog para conhecer um pouco do meu trabalho, temos muitas idéias para trocar!

renatadutraarte.blogspot.com

Beijos

Angela disse...

Olá Maria da Graça,
Passei no seu blog e vi qta esperança, dedicação e criatividade tem, parabéns! sÓ Podia ser MARIA... um nome de mãe, de mulher... e GRAÇA... pra fazer os dias mais felizes, continue, seu blog é lindo!
empóriodosquadros.blogspot.com